A nossa história

No ano de 1948, a pedido do Reverendíssimo Senhor D. José Alves Correia da Silva, bispo de Leiria, a proprietária e fundadora Maria Hercília Sales Oliveira Zuquet, iniciou e organizou uma obra social na vila da Batalha com o objetivo de dar apoio lúdico, humano e educativo às muitas crianças que terminavam a escola e não tinham ocupação.

A frequência foi grande e começou também a receber crianças com idade não escolar e bebes. Vinham não só da vila como também de alguns lugares da freguesia. As crianças adolescentes aprendiam cozinha, costura, bordados e cuidados higiénicos.

Em 1950 o Reverendo Cónego Dr. José Galamba de Oliveira propôs à proprietária integrar esta iniciativa numa Obra de Ação Social Diocesana.

A 9 de junho de 1952 foi então constituída a JUNTA DE AÇÃO SOCIAL DA DIOCESE DE LEIRIA, publicada no Diário da República em 20 de junho de 1952.

A junta desenvolveu ainda várias valências tais como, cursos de formação domestica, nos anos 1953/1954 em várias freguesias da Diocese e colónias de férias nos anos 1952/1957 na Foz do Arelho.

Atulamente permanecem as valências de creche com capacidade para 60 crianças e jardim de infância com capacidade para 25 crianças.